(15) 2101-5346 (15) 2101-5300

(15) 99660-6319

Rua Eulália Silva, 138 - Clínica Cenci Guimarães - Jd. Faculdade - Sorocaba - SP - 18030-230

Novidades

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022

💜 🧡 No mês de fevereiro, as cores Roxo e Laranja representam importantes campanhas de conscientização e combate ao Lúpus, a Fibromialgia, a Doença de Alzheimer e a Leucemia.

Destaco no post de hoje as informações que você precisa saber sobre o Lúpus. 👇

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), ou apenas Lúpus, é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa.

🔍 Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a condição atinge cerca de 65 mil pessoas, sendo a maioria delas mulheres.

São reconhecidos dois tipos principais da doença: o lúpus cutâneo, que se manifesta somente na pele e o lúpus sistêmico, o qual afeta os órgãos internos.

O lúpus cutâneo ocasiona manchas avermelhadas que podem descamar e deixar cicatrizes, principalmente nas áreas que estão constantemente expostas à luz solar, como:

💜 Maçãs do rosto;
💜 Dorso do nariz;
💜 Orelhas;
💜 Colo;
💜 Braços.

🚩 A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que em áreas como o couro cabeludo também pode haver queda dos cabelos.

Frequentemente, o médico dermatologista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento, o qual é feito através da análise e comprovação da agressão ao órgão afetado pelo lúpus e de exames laboratoriais.

Em determinados casos, uma equipe multidisciplinar com reumatologista, neurologistas, nefrologistas e pneumologistas pode ser necessária.

📌 Por se tratar de uma doença crônica é importante manter um acompanhamento contínuo e monitorado para avaliar e evitar os fatores que podem desencadear a atividade do problema.

O lúpus da pele pode ser tratado com cremes ou injeções locais com medicações que reduzem a inflamação.