Novidades
Você sabe a diferença entre filtro solar físico e químico?

Existem dois tipos de filtro solar, o químico e o físico. Ambos são indicados para proteger a epiderme do sol, mas apresentam diferenças. Saber sobre a diversidade entre os produtos que você aplica na pele influencia diretamente na eficiência dos seus cuidados.
👉 O protetor solar químico é composto por moléculas que criam uma proteção química para absorver a radiação ultravioleta, impedir a penetração e prevenir contra os efeitos nocivos do sol na pele. Apesar de demorar em torno de 20 minutos para ter efeito, a substância é facilmente aplicada e absorvida pela epiderme.
👉 Já o filtro solar físico age através de minerais naturais como o dióxido de titânio e óxido de zinco que formam uma camada protetora sobre a pele e refletem os raios solares. Além de ser natural, a substância possui efeito imediato após a aplicação.
📌 Apesar de proporcionar o mesmo benefício, os filtros solares podem ser utilizados para situações diferentes.
É comum que o protetor solar físico seja indicado para as crianças e para momentos de total exposição ao sol por um longo período, como um dia na praia ou na piscina, enquanto o filtro solar químico pode ser usado todos os dias, inclusive com o tempo nublado.
✨ Vale lembrar que cada pele é única e é por isso que existem outras especificidades como protetor solar antioleosidade ou anti-idade para escolher. Além disso, é preciso complementar as estratégias para proteger a pele do sol e apostar em roupas, chapéus e óculos apropriados.
O que não pode é ficar sem usar!!!
⚠ Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o filtro solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo com o tempo frio ou nublado, pois a radiação UV ultrapassa as nuvens e pode afetar a pele.
Você pode e deve pedir ajuda ao seu dermatologista para escolher sem errar!